Automação de marketing: Tudo o que você precisa saber sobre

Marketing Digital

Trabalhar com marketing digital envolve uma série de rotinas e tarefas que precisam ser realizadas para o bom funcionamento da estratégia. Sabendo disso, cada vez mais, os profissionais dessa área têm buscado alternativas para otimizar o tempo. É aí que entra o papel da automação de marketing, continue lendo para saber mais.

Independente do tamanho da empresa, seja ela pequena ou grande, é um desafio real para o profissional de marketing realizar manualmente todos os procedimentos necessários para atrair o público desejado, da maneira mais eficiente.

Com tantas estratégias de marketing digital disponíveis, isso fica ainda mais complicado, não é mesmo?

 A automação de marketing entra, então, como uma ferramenta para auxiliar essa jornada.

O que é automação de marketing?

Consiste na utilização de programas e outros meios tecnológicos com o objetivo de automatizar tarefas da rotina do profissional de marketing. Mas não são quaisquer ferramentas que são consideradas para uso na automação de marketing.

É preciso que elas entendam o que os clientes precisam e possibilitem uma ação personalizada, voltada para as necessidades dos clientes no momento determinado, e que possa ser realizada de forma automática, em grande escala.

Benefícios da automação de marketing

Já ficou claro que esse recurso melhora o gerenciamento e facilita a vida de quem trabalha com marketing. Outros benefícios oferecidos são:

  • Nutrição de clientes que não estão prontos: Não é porque uma pessoa conhece a sua empresa que ela já está decidida a comprar. Com uma ferramenta de automação de marketing, a partir do e-mail de contato, é possível enviar as informações que o usuário precisa, nos momentos certos, para que ele se torne de fato um cliente.
  • Facilita o trabalho com diferentes tipos de perfis: A personalização é uma tendência de marketing que chegou para ficar. É bastante improvável que todos os seus clientes tenham exatamente o mesmo perfil. Perfis diferentes, pedem campanhas diferentes. Isso se torna possível com a automação de marketing.
  • Otimiza a produtividade do setor de vendas: Os programas de automação de marketing disponibilizam todas as informações dos clientes de modo simples em um único lugar, facilitando para que a equipe de vendas encontre essas informações e saiba exatamente qual o interesse desses clientes.

Exemplo de ferramenta de automação de marketing

Um exemplo de ferramenta de automação de marketing que nós utilizamos, aqui na Pra Uebi, é o Mailchimp. Nele é possível criar diferentes listas de e-mails, enviando conteúdos personalizados para diferentes tipos de público, no momento ideal.

Também possibilita o envio de até 12.000 e-mails por vez. Imagina o trabalho de enviar tudo isso manualmente!

Você conheceu como funciona a automação de marketing digital, o mundo da personalização em grande escala, voltada para atividades de marketing. Não esqueça de contar pra gente o que achou nos comentários!

 

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